top of page
Buscar

Ma.nu.ten.ção

  • Foto do escritor: Mariana
    Mariana
  • 17 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Hoje numa dessas conversas despretensiosas com meus filhos surgiu a palavra ‘manutenção’.


Pausa para reafirmar algo que eu já disse aqui e ali: adoro essas conversas que surgem quando estamos no carro. É uma conversa “entre”. Entre um lugar e outro. Em movimento. No trajeto. Em deslocamento. A pauta é livre e vem por associação. Sem telas entre a gente. Nessa cena, se além de falantes temos escutadores, surgem pérolas!


Estávamos no carro quando o painel mostrou um recado sobre a necessidade de reparação do veículo. Meu filho então comentou que estávamos sempre gastando com o carro. Expliquei que fazem parte esses gastos com a manutenção, que não era que estávamos gastando demais com isso, mas que se tratavam de coisas absolutamente necessárias para mantê-lo em bom estado de conservação.


Estávamos saindo de um exame médico oftalmológico e me ocorreu de fazer essa comparação: da nossa saúde também temos que sempre fazer a manutenção, consultas, exames, que são de rotina. Além do que é preciso cuidar da alimentação, fazer exercício físico...A saúde não é conquistada de uma vez por todas.


“Assim é com a casa também, né mãe? Sempre tem uma coisa!” Sim, assim é com a casa também. Nunca estará em ordem de uma vez por todas. Tem que limpar, trocar, organizar, consertar. Ainda bem! Sinal que é habitada!


E assim é também nas relações. Um casamento de 20 anos não se mantem só com “eu te amo” dito de forma automática porque afinal, o outro “já sabe”. Só se mantem com palavras renovadas, acompanhadas de gestos. Demonstração. Nas amizades? Mantem uma amizade sem nunca direcionar palavras, carinhos, afetos, encontros? E nas relações com os filhos? Precisa de sim e de não. De encontro e de separação. De concordâncias e discordâncias.


Manter não tem necessariamente a ver com deixar como está. Precisa muitas vezes mudar para manter. Mudar a palavra, mudar o gesto, mudar a posição, mudar a distância...para a manutenção da relação.


Segundo o dicionário, manutenção é ato de conservar, fazer durar. É também aquilo que apoia, sustenta. O quarto significado é despesa feita com a subsistência de alguém ou de algo. Olha que interessante: para manter, é preciso despender! Ação. Movimento. Investimento.


Assim, mantem quem cuida. Faz sentido?


17 de outubro de 2024


Mariana Hollweg Dias

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A vida presta, afinal

Tem palavras que nos impactam. E tem palavras que impactam muitas pessoas ao mesmo tempo. Ah o poder das palavras! Eu sempre fui...

 
 
 
Um sem fim de resgates

Essa noite eu tive um sonho angustiante que me fez acordar de madrugada. Disse meu marido que eu falei que estava cansada, no sonho, de...

 
 
 

コメント


  • Whatsapp
  • alt.text.label.Instagram
  • LinkedIn
  • alt.text.label.Facebook

©2024 Criado por Lucila Cortez

bottom of page