Ma.nu.ten.ção
- Mariana
- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Hoje numa dessas conversas despretensiosas com meus filhos surgiu a palavra ‘manutenção’.
Pausa para reafirmar algo que eu já disse aqui e ali: adoro essas conversas que surgem quando estamos no carro. É uma conversa “entre”. Entre um lugar e outro. Em movimento. No trajeto. Em deslocamento. A pauta é livre e vem por associação. Sem telas entre a gente. Nessa cena, se além de falantes temos escutadores, surgem pérolas!
Estávamos no carro quando o painel mostrou um recado sobre a necessidade de reparação do veículo. Meu filho então comentou que estávamos sempre gastando com o carro. Expliquei que fazem parte esses gastos com a manutenção, que não era que estávamos gastando demais com isso, mas que se tratavam de coisas absolutamente necessárias para mantê-lo em bom estado de conservação.
Estávamos saindo de um exame médico oftalmológico e me ocorreu de fazer essa comparação: da nossa saúde também temos que sempre fazer a manutenção, consultas, exames, que são de rotina. Além do que é preciso cuidar da alimentação, fazer exercício físico...A saúde não é conquistada de uma vez por todas.
“Assim é com a casa também, né mãe? Sempre tem uma coisa!” Sim, assim é com a casa também. Nunca estará em ordem de uma vez por todas. Tem que limpar, trocar, organizar, consertar. Ainda bem! Sinal que é habitada!
E assim é também nas relações. Um casamento de 20 anos não se mantem só com “eu te amo” dito de forma automática porque afinal, o outro “já sabe”. Só se mantem com palavras renovadas, acompanhadas de gestos. Demonstração. Nas amizades? Mantem uma amizade sem nunca direcionar palavras, carinhos, afetos, encontros? E nas relações com os filhos? Precisa de sim e de não. De encontro e de separação. De concordâncias e discordâncias.
Manter não tem necessariamente a ver com deixar como está. Precisa muitas vezes mudar para manter. Mudar a palavra, mudar o gesto, mudar a posição, mudar a distância...para a manutenção da relação.
Segundo o dicionário, manutenção é ato de conservar, fazer durar. É também aquilo que apoia, sustenta. O quarto significado é despesa feita com a subsistência de alguém ou de algo. Olha que interessante: para manter, é preciso despender! Ação. Movimento. Investimento.
Assim, mantem quem cuida. Faz sentido?
17 de outubro de 2024
Mariana Hollweg Dias
コメント